LeaP.LaC - LaC Learning Platform

O Gabinete de Informática da Faculdade de Ciências da Saúde desenvolveu uma plataforma específica para a gestão das atividades de ensino pré-graduado do LaC. Esta plataforma é constituída por três grandes módulos de software integrados:

  • o módulo principal de administração, ou back-office;
  • o módulo integrado com a Intranet Dokeos da FCS, ou front-office;
  • o módulo de envio de alertas automáticos.

Back-office

É um aplicação web independente de plataforma, ou seja, compatível com qualquer sistema operativo, browser e/ou dispositivo incluindo smartphones e tablets. Disponível anytime/anywhere, permite fazer toda a parte de gestão do sistema, desde a criação dos protocolos, ou abertura de inscrições online para os turnos de avaliação, passando pelo próprio processo de avaliação dos alunos, até à publicação e disponibilização final dos resultados das avaliações.

A criação dos protocolos, ou seja, competências compostas por uma sequência específica de determinado passos, é completamente flexível permitindo uma quantidade variável e ilimitada de passos para cada uma. Os protocolos estão divididos em 5 partes lógicas (mais anexos e recursos multimédia): Introdução, Preparação, Atitudes, Procedimento e Finalização. Com exceção da introdução, é possível atribuir um peso percentual a cada parte, assim como a cada passo de cada parte. Esses pesos percentuais são posteriormente usados no cálculo do resultado da avaliação de cada aluno de acordo com uma escala de 2 ou 3 níveis de execução. Além disso, é possível definir passos eliminatórios que quando não executados corretamente implicam a não aprovação automática do aluno. Assim, este mecanismo de construção de protocolos é o core de todo o sistema. Os protocolos são agrupados por blocos, ou seja, por nível de aprendizagem que poderá corresponder, por exemplo, ao ano curricular do aluno.

O módulo de back-office permite também a criação de turnos de avaliação com definição de número de vagas por turno, para que os alunos possam efetuar as suas inscrições online. Assim, foi também criado um mecanismo de troca de turno entre os alunos sem necessidade de intervenção de terceiros. Desta forma, um aluno pode propor a troca de turno a um colega que este pode aceitar ou recusar, e caso aceite a troca é feita automaticamente pelo sistema. É com base nestas inscrições que os avaliadores têm acesso à listagem de alunos que têm para avaliar a uma determinada competência. Isto permite, devido à completa integração do sistema, poder ter acesso aos resultados das avaliações em tempo-real, logo após a sua conclusão das mesmas. No entanto, estes resultados só são publicados aos alunos na intranet quando é dada essa ordem, precavendo assim situações em que possa existir a necessidade de correção dos resultados.

Front-office

O Dokeos é uma plataforma de e-learning open-source. O front-office do sistema LaC, ou seja, a interface visível aos alunos, está integrado nesta plataforma através de módulos específicos que foram desenvolvidos exclusivamente para esse efeito. Assim, os alunos podem ter acesso a todos os recursos do LaC usando a Intranet e as suas credenciais de acesso. Isto permite uma total integração do sistema LaC com as restantes funcionalidades da intranet, Incluindo a identificação automática do aluno.

Os alunos têm acesso à consulta dos protocolos disponíveis consoante o seu nível de aprendizagem, isto é, podem aprender os passos de cada protocolo para praticarem posteriormente e, depois, serem avaliados. Têm também acesso a anexos ou outros recursos multimédia que existam para cada protocolo.

É também na intranet que os alunos efetuam a sua inscrição nos turnos de avaliação. Quando um aluno se inscreve para um determinado turno é-lhe fornecida uma chave que serve de comprovativo da inscrição. Os alunos podem também efetuar trocas de turno entre si sem intervenção de terceiros.

Finalmente, e após o processo de avaliação e publicação dos resultados por parte dos avaliadores, os alunos têm acesso ao seu histórico de resultados de avaliação. Além disso, para cada avaliação o aluno pode consultar os detalhes completos da avaliação, sabendo quais os passos que realizou ou não e qual o seu nível de execução. É possível também ter um feedback do avaliador em relação a cada passo e em relação à competência como um todo. Este feedback é de preenchimento obrigatório para os avaliadores para os passos que não tenham sido realizados ou que o tenham sido incorretamente. Estas funcionalidades são de vital importância para a repetição da avaliação por parte do aluno porque lhe permite saber onde falhou e/ou onde ou como pode melhorar o seu desempenho.

Mecanismo de Alertas

Um software de execução automática com pré-agendamento verifica, por exemplo, se existem resultados de avaliação ainda não publicados e envia alertas via e-mail ao respetivo responsável.

 

LaC - Vídeo de Apresentação



Get the Flash Player to see this player.