Ensino
Visão Estratégica > Ensino | Formação interna | Investigação | Responsabilidade social

O desenvolvimento do LaC na sua área de ensino é feito com base em evidência científica, centrado no aluno e em competências. A utilização de técnicas de ensino inovadoras, com recurso às novas tecnologias de forma assídua, mas não descurando o uso das técnicas que, ao longo do tempo, se têm revelado mais eficazes, tem sido muito importante na motivação dos alunos no âmbito pré-graduado, no qual o LaC se tem especializado. Os métodos de ensino utilizados como facilitadores da aprendizagem das competências são, entre outros, a aprendizagem em pequenos grupos, seminários à distância (webinars), peer-teaching (programa de monitores), role-playing e simulação.

A integração transversal do LaC no currículo do ensino pré-graduado consiste na abordagem de diversas competências, com enfoque na componente prática, que se organizam em:

  • Competências Fundamentais – os programas de História Clínica e de Semiologia
  • Competências Técnicas – na área da Urgência e Emergência, Cirurgia, Ginecologia, Suporte Básico e Avançado de Vida, entre outras
  • Competências Não Técnicas – os programas de Comunicação e de Segurança do Doente

Para além do programa inicial do LaC, inserido no currículo do ensino pré-graduado em medicina, foram também desenvolvidos mais recentemente programas específicos para o ensino pré-graduado do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e da Licenciatura em Ciências do Desporto, com competências direcionadas para a formação desses profissionais.

O atual estado de desenvolvimento do LaC permite que sejam desenhados e ministrados cursos, workshops e módulos, de forma presencial ou à distância, em função das necessidades particulares de entidades externas da área das Ciências da Saúde, como comunidades académicas ou científicas, núcleos de estudantes ou grupos profissionais, seja na vertente pré-graduada ou pós-graduada.

 

LaC - Vídeo de Apresentação



Get the Flash Player to see this player.