unidades_saude
logo_facebook logo_twitter

Licenciatura em Optometria – Ciências da Visão

Objectivos:

Formar licenciados em Optometria qualificados para o cuidado da visão pelo desenvolvimento de actividades dirigidas à prevenção, detecção, avaliação e compensação e/ou tratamento funcional de alterações visuais. Aquisição de conhecimentos e habilidades na realização de exames visuais, desenho, verificação e adaptação de sistemas ópticos, desenho e desenvolvimento de programas de treino visual, desenho e proposta de melhorias ergonómicas.

Estruturas de Apoio:

Os alunos dispõem de laboratórios bem equipados na área da Física, em especial nos campos da Óptica e da Optometria, que garantem aos alunos uma preparação prática adequada para a sua vida profissional: Laboratórios Didácticos: Laboratório de Mecânica, Termodinâmica, Electromagnetismo, Electrónica, Sistemas Digitais, Física Geral, Física Atómica e Nuclear, Óptica, Óptica Ocular, Optometria e Contactologia. Laboratórios de Investigação: Laboratório Optométrico de Rastreio Visual, Microscopia Electrónica, Difracção de Raios X, Holografia e Interferometria e Difracção Ópticas. Além disso os alunos dispõem ainda de um Centro de Informática (com acesso à Internet – telnet, correio electrónico e www).

Saídas Profissionais:

- Profissões liberais no domínio da Optometria

- Estabelecimentos de óptica

- Gabinetes de Optometria com especializações

- Clínicas ou centros de cirurgia refractiva

- Empresas industriais de fabrico de lentes e outros componentes / equipamentos ópticos

- Actividades de investigação nos domínios da Óptica e da Optometria

> Plano Curricular