unidades_saude
logo_facebook logo_twitter

3º Ciclo em Medicina

Aspectos Gerais

Numa Sociedade cada vez mais exigente e competitiva, é crucial dotar os médicos de ferramentas que lhes permitam enfrentar os novos desafios científicos que se colocam no decorrer da sua actividade, e que poderão envolver desde aspectos laboratoriais a aspectos clínicos e epidemiológicos ou de Saúde Pública. Cada vez mais, é necessário saber integrar conhecimentos de áreas não clínicas com aqueles do foro clínico, bem como incorporar capacidades de raciocínio experimental em paralelo com o raciocínio clínico. Assim, um médico poder-se-á tornar mais completo na sua formação e entendimento do mundo à sua volta, podendo ele mesmo ser a fonte de novos conhecimentos em Medicina e Ciência, com potencial repercussão a vários níveis.

Objectivos

Com os aspectos anteriormente referidos em mente, o 3º ciclo conducente ao grau de Doutor em Medicina da Universidade da Beira Interior tem como principal objectivo preparar profissionais que sejam dotados de aptidões ao nível de:

1. Conhecimento e capacidade de compreensão
– Capacidade de compreensão sistemática num ramo de conhecimento ou numa especialidade da Medicina;
– Aquisição, através das componentes do Curso de Doutoramento e do trabalho de investigação desenvolvido para elaboração da respectiva tese, de competências, aptidões e métodos de investigação associados à Medicina, nas suas várias vertentes;

2. Aplicação de conhecimentos e compreensão
– Capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar trabalhos de investigação na área da Medicina respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
– Realização de um conjunto significativo de trabalhos de investigação originais que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação internacional em publicações sujeitas a arbitragem científica;

3. Realização de julgamento/tomada de decisões
– Ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;

4. Comunicação
– Ser capaz de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado;

5. Competências de auto-aprendizagem
– Ser capaz de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Aspectos Práticos

O plano de estudos do 3º Ciclo em Medicina inclui um primeiro ano curricular com 4 Unidades Curriculares (UC) obrigatórias e 2 UC opcionais. O segundo e terceiro ano são dedicados ao desenvolvimento do projecto de investigação.
As UCs opcionais destinam-se a adquirir formação especializada em domínios directamente relacionados com o trabalho de investigação a desenvolver e poderão consistir em Rotações Clínicas, Rotações Laboratoriais e/ou Cursos Avançados. Os alunos poderão solicitar a creditação destas UCs com base em formação anterior (p.ex. actividade clínica ou laboratorial relevante).

A calendarização do 3º Ciclo inclui quer aulas de contacto presencial, quer aulas e trabalhos em plataforma de e-learning. A programação das aulas de contacto presencial para o ano lectivo 2012-2013 poderá ser consultada aqui.

> Plano de Estudos e Informações sobre Unidades Curriculares
> Mais informações e candidaturas

Director do curso: Professor Doutor José António Martinez Souto de Oliveira