unidades_saude

Registo da DGES/ME: 5633
ECTS: 180

Diretor(a) de curso: Professora Doutora Ana Paula Coelho Duarte
Regulamento do Grau de Doutor (Despacho nº 52/2008)

Requisitos de Admissão

Podem ter acesso:
1) Titulares do grau de Mestre ou equivalente legal.

2) Titulares de licenciatura nas áreas das Ciências Farmacêuticas e afins que tenham concluído o curso antes da sua adequação no âmbito do processo de Bolonha.

3) Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão de Curso como atestando capacidade para a realização destes 3º ciclo e seja aprovado pelo Conselho Científico.

4) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão de Curso como atestando capacidade para a realização deste 3º ciclo e seja aprovado pelo Conselho Científico.

5) É aconselhado pela Comissão de Curso que as habilitações académicas dos candidatos sejam nas áreas das Ciências da Saúde ou das Ciências farmacêuticas.

Objetivos

O 3º ciclo conducente ao grau de Doutor em Ciências Farmacêuticas visa preparar profissionais que possuam as seguintes competências:
• Capacidade de compreensão sistemática num ramo de conhecimento ou numa especialidade das Ciências Farmacêuticas;

• Capacidade de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na conceção e realização de trabalhos de investigação na área das Ciências Farmacêuticas que possam contribuir para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação internacional em publicações sujeitas a arbitragem científica;

• Capacidade de análise crítica, de avaliação e de síntese de ideias novas e complexas;

• Capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que é especializado;

• Capacidade de, em contexto académico e/ou profissional, promover o progresso tecnológico, social ou cultural.

Plano Curricular

O ciclo de estudos ao grau de Doutor em Ciências Farmacêuticas foi organizado de acordo com a prática europeia e as recomendações do Protocolo de Bolonha. O 3º ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Ciências Farmacêuticas está organizado em duas componentes:

- Uma componente curricular denominada Curso de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, com 60 ECTS, que inclui a preparação de um Projeto de Tese em Ciências Farmacêuticas.
– Elaboração de uma tese original na área das Ciências farmacêuticas baseada num projeto de investigação individual, com 120 ECTS.

Para o desenvolvimento do 3º ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Ciências Farmacêuticas, prevê-se uma duração mínima de 3 anos curriculares. O Curso de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas decorre no primeiro ano.
Para o Curso de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, o estudante deve totalizar 60 unidades de crédito (tabela 1). São de caracter obrigatório (OB) as disciplinas de Comunicação em Ciências Farmacêuticas, Bioestatística Aplicada e Metodologia de Investigação, junto com o Projeto de Tese em Ciências Farmacêuticas.

Tabela 1

UNIDADES CURRICULARES

ÁREA CIENTÍFICA

Comunicação em Ciências Farmacêuticas

Projeto de Tese em Ciências Farmacêuticas

Bioestatística Aplicada

Metodologia de Investigação

Opção I

OP

Opção II

OP

Os ECTS das opções I e II poderão ser atingidos realizando Cursos avançados e/ou Rotações laboratoriais/clínicas.

Metodologia

No Curso de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas dar-se-á grande importância ao trabalho autónomo do estudante, pelo que algumas unidades curriculares poderão funcionar em regime tutorial.
A Comissão Científica do Curso de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, o orientador e o estudante delinearão, em conjunto, o plano de estudos mais adequado ao nível de especialização da área científica na qual o estudante pretende desenvolver o ciclo de estudos.
Ao concluir o Curso de Doutoramento com aprovação será atribuído ao estudante um Diploma de Estudos Avançados em Ciências Farmacêuticas. Este atesta que o seu possuidor atingiu um nível alargado de conhecimentos sólidos de base científica, necessários para a realização de trabalhos de investigação fundamental ou aplicada.
Para o desenvolvimento do programa, a Faculdade de Ciências da Saúde conta com um corpo de docentes qualificado com experiência a nível internacional na realização e publicação de trabalhos científicos em diversas áreas relacionadas com as Ciências da Saúde.

Estruturas de Apoio

A investigação científica no âmbito da Saúde é realizada no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), que é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Existem 2 grupos de investigação numa perspetiva transversal e vertical: “Hormonas e Inflamação” e Biotecnologia e “Ciências Biomoleculares”.
Tendo iniciado a sua atividade em 2003, desenvolve investigação multidisciplinar na área da Saúde e conta com investigadores doutorados em diferentes áreas de formação que vão desde a Medicina à Farmacologia, Ciências Farmacêuticas, Biomedicina, da Biologia à Bioquímica, entre outras. A classificação da última avaliação da FCT foi de Muito Bom.
Conta ainda com o apoio dos seguintes laboratórios: Cultura Celular; Microscopia de Fluorescência; Eletroforese de Ácidos Nucleicos; Eletroforese de Proteínas; Radioatividade; Citometria; Fisiologia; Cromatografia (2); Microbiologia (2); Proteómica; Microcalorimetria; Rmn; Síntese Orgânica

Saídas profissionais

O 3º ciclo em Ciências Farmacêuticas visa conferir uma formação avançada e especializada que possa contribuir para a consolidação da atividade profissional, de ensino e de investigação e desenvolvimento em Ciências Farmacêuticas.