Comissão de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde

Apresentação

A Comissão de Ética é um órgão consultivo, dependente dos órgãos de Direcção da Faculdade de Ciências da Saúde, e tem como objectivo zelar pelos padrões de ética no âmbito das actividades desenvolvidas por esta Faculdade.

Em especial, compete-lhe proteger e garantir a dignidade e a integridade da pessoa humana nas actividades de investigação, bem como o respeito devido aos cadáveres ou a matéria biológica de origem humana, e de outros animais..


 

À Comissão de Ética compete, por inerência:
- Analisar os protocolos de investigação humana ou animal que envolvam o nome da Faculdade, independentemente de se destinarem a investigação conducente ou não a um dos seus graus, e monitorizar a sua aplicação na vertente ética.
- Analisar as situações que, no seio da Faculdade, possam configurar plágio, violação de direitos de propriedade intelectual ou fraude no que respeita a autoria ou co-autoria.

Compete-lhe ainda, se assim se considerar conveniente ou para isso for solicitada pelos órgãos dirigentes da Faculdade, analisar e emitir parecer sobre:
- O modo como é incorporada a formação ética nos cursos ministrados na Faculdade ou aos quais a Faculdade está associada.
- A conduta de membros da Faculdade.
- Actuações, responsabilidades e relações, internas e externas, das unidades que a integram.

 

FCS - Vídeo de Apresentação



Get the Flash Player to see this player.