Apresentação Mensagem do Presidente Comissões Programa Almoço Especialista Submissao Abstracts novo Inscrições Contactos Localização Apoios/Patrocinadores Alojamento/Jantar


Banner CMBI 2019

CMBI 2019 - Mensagem de Boas-Vindas


(Clique para aumentar)


Caros colegas,

O 6.º Congresso Médico da Beira Interior (CMBI), decorre nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, no Cine- Teatro Avenida de Castelo Branco. A organização deste evento nacional resulta da colaboração das seguintes instituições: Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira (CHUCB), ACES Cova da Beira e Unidade Local de Saúde da Guarda, contando igualmente com o apoio da Associação para a Investigação e Desenvolvimento Amatus Lusitanus (AIDAL).

Localizada no interior centro de Portugal, a cidade de Castelo Branco apresenta um diversificado património que decerto terá grande interesse para os seus visitantes durante o período do congresso. Sendo um ponto de referência no interior a nível cultural, esta cidade apresenta uma grande variedade de eventos que percorre os diferentes espaços citadinos. A exploração a pé da mesma permitirá o contacto com a sua história, marcada pelos diversos monumentos e portados quinhentistas que adornam as casas do centro histórico, para além dos espaços naturais e belas paisagens que convidam à contemplação e reflexão.

Neste sentido, apresentamos o tema da 6.ª edição do CMBI: “reTHINKING: o internato e a subespecialização”, que pretende levar à tomada de considerações sobre a dedicação e modo de atuação das várias especialidades em determinadas áreas do conhecimento, bem como o consequente impacto no médico em formação especializada e nos jovens especialistas.

Uma reflexão centralizada no utente/doente e que, pretende consciencializar todos os médicos e profissionais de saúde para uma prática de Medicina de excelência, com abordagens atuais, mas também humanizadas e visando a integração de cuidados, exigência de uma sociedade carente, envelhecida e portadora de doenças crónicas.

Serão realizadas mesas temáticas, conferências e cursos pré e pós-congresso que apresentarão temas diversificados e de pertinência atual. Além disso, este ano foram adicionados ao programa o período “Almoço com Especialista”, que promoverá a partilha e aprendizagem num ambiente mais informal, e a “Prova de Caras”, que tem em vista a discussão de casos clínicos com o envolvimento das várias especialidades.

Foto Presidente Comissão Organizadora CMBI 2019
Maria Eugénia André

Presidente da Comissão Organizadora
do 6º Congresso Médico da Beira Interior

Será igualmente possível a divulgação de trabalhos científicos através de sessões de comunicação oral, vídeos, imagens e posters, assim como a partilha de informação sobre investigação e prática clinica nas instituições de saúde, mas principalmente nas que pertencem ao Centro Académico Clinico das Beiras.

Assim, procurando que este evento seja o mais enriquecedor possível, vimos convidar todos os profissionais de saúde e todos os interessados a fazer parte do mesmo, lembrando que o seu sucesso será tanto maior quanto maior o número de experiências e opiniões a serem partilhadas.

Contamos com a vossa presença.

Castelo Branco conta com a vossa visita.